Total de visualizações de página

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

OS EXALTADOS SERÃO HUMILHADOS







Tanto sei estar humilhado, como também ser honrado; de tudo em todas as circunstâncias já tenho experiência, tanto de fartura quanto de fome; assim de abundância, como de escassez. Fl 4.13

Crer que os humilhados serão exaltados significa, antes de tudo, crer que os exaltados serão humilhados. E o homem que escreveu as palavras acima - inspirado pelo Espírito Santo - aprendeu muito bem essa lição! Veja o que ele mesmo diz:

 
Se alguém pensa que tem razões para confiar na carne, eu ainda mais: circuncidado no oitavo dia de vida, pertencente ao povo de Israel, à tribo de Benjamim, verdadeiro hebreu quanto à Lei, fariseu; quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na lei, irrepreensível. Mas o que para mim era lucro, passei a considerar como perda, por causa de Cristo. Mais do que isso considero tudo como perda, comparado a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor por quem perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar Cristo e ser encontrado nele, não tendo a minha própria justiça que procede da lei, mas a que vem mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus e se baseia na fé. Fl 3 4b-9

O que vou escrever na tela de vidro pode escandalizar alguns, mas eu vou mandar mesmo assim: - Um homem exaltado por Cristo é antes de tudo, alguém que foi humilhado por ele ou sob a permissão dele!

Não foi um cavalo que humilhou a Paulo o derrubando, não foram os irmãos que desconfiavam de sua conversão, não foram os judeus, não foram os romanos, foi o Cristo e depois o próprio Paulo.

 
Por isso, quem crê na bênção de uma vida exaltada por Cristo precisa antes crer na bênção da humilhação.

Agora, nós sabemos realmente o que significa humilhação?



Significa tornar baixo, trazer para baixo, trazer para a terra, nivelar. No Evangelho segundo Mateus, no capítulo 23 versículo 12, está escrito assim: Pois todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado (será rebaixado, ou nivelado), e todo aquele que a si mesmo se humilhar (se rebaixar) será exaltado.

Pois Deus resiste a um coração altivo, mas se compadece do quebrantado coração.

Deus nos quer como criaturas dependentes dele, pessoas, que não vejam diferenças entre si e não tenham mais nada em que se gloriar, a não ser nele.

 “Voz do que clama no deserto: preparem o caminho para o Senhor, façam veredas retas para ele. Todo vale será aterrado e todas as montanhas e colinas, niveladas. As estradas tortuosas serão endireitadas e os caminhos acidentados aplanados. E toda a humanidade verá a salvação de Deus.”Lc 3.4-6

Jesus veio para trazer  a igualdade de condições à humanidade. A fim de que, o que é altivo, e o que é rebaixado fiquem nivelados. Pois independente do nível sócio-econômico e intelectual de cada um, independente da imagem que cada um tenha de si, diante de Deus somos todos iguais, e, é de sua vontade que reconheçamos isso, por bem ou por mal.

Deus não trabalha em cima de obra mal construída, Ele primeiro põe tudo ao chão para depois construir uma linda habitação. Porque Deus não habita em barracos e nem em puxadinhos espirituais.

 
Jesus espera ver em nós a prática da humildade através de seu exemplo.

Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou (se rebaixou), tornando-se obediente até à morte, e morte de cruz. Fl 2.5-8

Você pode não concordar, mas a humilhação é o remédio amargo que nos faz muito bem. Outra coisa que você precisa saber: humilhação não é só ter a atenção chamada em público - por exemplo - essa dorzinha que você está sentindo nas costas, é uma humilhação. Olhar os pássaros voando sem poder sair do chão é uma humilhação; dar um mergulho no rio e ter que levantar a cabeça para respirar é uma humilhação. Olhar no espelho e ver o que você vê todo dia é uma humilhação... Até mesmo para mim (risos)!

Deus nós fez para a máxima perfeição, nós jogamos tudo fora e estamos aqui somente pela misericórdia.

Jesus quando assumiu a nossa condição humana estava submetendo-se a mais profunda humilhação, ou você pensa que sua humilhação começou no calvário. Quem somos nós, estamos cheios de espinhos na carne, precisamos a todo tempo descer a casa do oleiro (Jr 18. 1-10). Descer a casa do oleiro é o que Ele espera de você e de todos nós.

Só Jesus traz exaltação... Após aprendermos a bênção da humilhação.

Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que Ele em tempo oportuno, vos exalte. 1Pd 5.6.

Existem palavras na Bíblia, que nós deixam cheios de dedos para tratá-las. Sabem por quê? Porque somos muito influenciados pelos conceitos de valores do mundo. Na época de Paulo, o paganismo não tinha qualquer palavra para significar a graça e a beleza da humildade. Os termos correspondentes queriam dizer fraqueza e baixeza da alma. O cristão não pode se deixar levar por esses conceitos mundanos para aprender a ter paz nas tribulações da vida na esperança que o Senhor lhe eleve. Não só depois da morte, não só materialmente falando. Mas principalmente nós resgatando ao seu projeto original, para transformar nosso corpo de humilhação para ser conforme o corpo de sua glória.

Sabem o que é uma vida exaltada por Deus? Não vejo na Bíblia outra definição mais completa e bela do que a do Salmo 1, o meu Salmo preferido:

Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite. É como árvore plantada a beira de águas correntes: dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz próspera!Sl 1. 1-3

Isso é ser exaltado hoje! Aleluia!

Humilhação não é só o que você pensava hein?... Olha para o espelho. (risos). ...Mas ela é o remédio amargo que nos faz bem, dosada não pelos homens, mas por Deus.

Será que nos sentiríamos tão humilhados se fossemos surpreendidos de posse de algo que não nos pertence? É isso que precisamos aprender! Nesse mundo, de fato não somos donos de nada! Precisamos enxegar isso para darmos legitimidade a nossa própria vida. Jó quando foi avisado sobre a trágica morte de seus filhos, muito se entristeceu. Entretanto, disse algo que nos ensina muito: "saí nú do ventre da minha mãe, e nu partirei. O Senhor o deu, o Senhor o levou; louvado seja o nome do Senhor". Jó 1.21.

Em outras palavras Jó dizia: já nasci humilhado recebi mais do que merecia, e o que recebi aqui não levarei comigo; tudo que tenho ou tinha recebi do Senhor, se hoje perdi, perdi o que não tinha méritos em possuir, bendito seja sempre o nome do Senhor!




3 comentários:

  1. Já estava sentindo falta de suas mensagens aqui no blog. Deus continue te inspirando e também abençoando a toda a sua família. Paz!

    ResponderExcluir
  2. Essa palavra foi tremendamente abençoada no domingo(14/02/10). Falou profundamente em meu coração!! Um Beijo.
    Ana Cristina♥

    ResponderExcluir
  3. É a 3° vez que eu leio esse texto, pois acredito que é preciso aprender sobre humildade todos os dias. Recebi esse ensinamento como "um tapa com flores", é como costumo chamar palavras marcantes.Refletindo sobre essas palavras me lembrei de outras, entre elas:"O meu reino não é deste mundo". Essa frase conduziu meus pensamentos e pude realmente perceber que "a humilhação é o remédio amargo que nos faz muito bem", porque só através dela aprendemos a cofiar no caráter de Deus. Adorei lembrar que Deus transforma as fraquezas mundanas em forças espirituais.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails