Total de visualizações de página

sexta-feira, 10 de abril de 2009

QUEM ENTROU EM JERUSALÉM? - PÁSCOA




Esta semana o mundo cristão comemora a Páscoa, os eventos da morte e ressurreição de Jesus Cristo. Momentos em que o Nosso Senhor experimentou da fúria e da ingratidão do povo. Mas é interessante notar que uma semana antes destes eventos, Jesus havia sido ovacionado, aclamado como rei quando entrava em Jerusalém. Ele naquele momento era aclamado como o Rei dos Judeus, as pessoas jogavam mantos e ramos de árvores para cobrir a passagem daquele que eles mesmos chamavam de Messias. Os judeus adoravam a Jesus celebrando a chegada do que aos olhos deles seria o messias político de Israel. Os judeus então reconheciam que Jesus havia vindo da parte de Deus e o identificavam como descendente de Davi e continuador de seu reino.
Qual era a motivação do povão para recebê-lo daquela forma? Jesus estava no auge de seu ministério há uma semana havia feito algo tremendo ressuscitara a um homem que já estava morto há quatro dias. Para eles Jesus era a mais pura demonstração de poder e autoridade. Agora entre eles também existia um pequeno grupo, pequeno mais muito influente, eram as autoridades judaicas, que antes já haviam decidido por matar Jesus. Jesus já havia deixado claro para eles que não faria parte do jogo corrupto deles, não haveria aliança entre Jesus e os hipócritas do templo. Então entre continuar como capacho dos romanos, mas com todos os privilégios ou ver isso ser ameaçado por um novo líder carismático. A primeira opção foi à escolha, e para isso Jesus tinha que sair de cena.
De um lado o povão feliz por ter encontrado aquele, que pensavam ser seu novo líder político. Do outro lado uma minoria influente e poderosa, que já havia decidido, Jesus tinha que morrer.
Mas o que estava acontecendo de fato? Cumpriam-se as profecias. O Cordeiro estava indo ao matadouro para ser imolado. Como disse Isaías: foi levado para o matadouro, e como uma ovelha que diante de seus tosquiadores fica calada, ele não abriu a sua boca. Jesus entrando em Jerusalém estava indo fazer a vontade do Pai por amor as nossas vidas. Os homens pensavam fazer dEle parte de seus planos. Porém, Ele estava ali para cumprir a vontade do Pai. Sempre foi assim. Naquele momento, desfrutava Jesus de grande fama, ninguém mais estava se referindo a ele como o filho do carpinteiro. Mas, Jesus não veio para ser famoso e nem veio para substituir a Davi no trono. João Batista quando viu Jesus pela primeira vez disse: Vejam! É o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo! Os que só se preocupam com a fama de Jesus, e com o que ela pode lhe trazer, o louvam só como Rei. Agora os que sabem o que Jesus fez e faz o louvam como o CORDEIRO DE DEUS QUE TIRA O PECADO DO MUNDO! Pois quando Jesus entra, ele entra para reinar, mas para reinar como o Cordeiro. Aquele que mesmo depois de glorificado ainda manteve as suas mão furadas! Quando nos não entendemos isso, ele lamenta: Há! Jerusalém! Se hoje mesmo você soubesse o que é preciso para conseguir paz! Mas agora você não pode ver isso.
Neste Páscoa, louve e exalte ao Cordeiro. Não a ninguém mais poderoso, não há ninguém mais justo, não há ninguém mais digno. Louve ao Cordeiro e tudo o que ele representa. Jesus foi enviado por Deus, ele é o Rei dos reis... Mas antes de tudo ele é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo! Eu quero ter o poder de Deus na minha vida, eu quero um dia reinar eternamente com ele. Mas assim como ele foi e não mudou. Eu também quero ter o caráter do Cordeiro na minha vida!
Quando há mais de dois mil anos Jesus entrou em Jerusalém, de uma forma ou de outra, a maioria só consegui enxergar a um Rei – com todas as conveniências e inconveniências advindas deste fato. É meu desejo, que nesta Páscoa, todos a exemplo de João Batista, mirem ao Senhor e digam: Vejam! É o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo! E que assim Ele reine eternamente nos corações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails